quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

"A doutrina da Trindade é de origem católica"

A afirmação de que o ensino da Trindade nasceu com o catolicismo é fruto da fértil imaginação.

João 14:16 afirma que o Espírito Santo é o "outro Consolador". A palavra grega para "outro" - "allos" - significa "outro da mesma espécie" (de Jesus). Se o Espírito é "da mesma espécie de Cristo", a conclusão óbvia é de que, se Cristo é um Ser Pessoal e Divino, o Espírito Santo também o é!

O termo grego para "Consolador" é "parakletos" e significa "advogado", "alguém chamado a estar ao lado de outro alguém". Esse termo por si só derruba a ideia de que a Terceira Pessoa da Trindade possa ser uma "energia" Divina.

Quem é mais antigo: o texto de João 14:16 ou a igreja Católica? Obviamente que é o evangelho de João, escrito entre os anos 96 e 100 A.D. Por isso, a idéia de que a doutrina da Trindade originou-se com a igreja Católica através de concílios está longe de ser verdade, pois, já estava claramente expressa no evangelho de João, por exemplo.

O que estes concílios fizeram foi confirmar uma crença cristã bem anterior. Por exemplo, o objetivo do Concílio de Nicéia em 325 A.D. foi o de combater a heresia de Ário. Além disso, nós Adventistas não temos como autoridade tais concílios e não aceitamos certos aspectos defendidos por eles, entre os quais destaco aquela descrição do Filho como sendo "eternamente gerado". Nossa autoridade repousa na Bíblia.

Sinceramente, negar a existência da Trindade e a personalidade do Espírito Santo sabendo que há o texto de João 14:16 nas Escrituras é o mesmo que negar a Bíblia Sagrada, trazendo para si a perdição eterna.

Porém, se você é sincero e está em busca da Verdade, não desanime ou se irrite comigo por você não crer na doutrina. Continue em sua busca e Deus Espírito se revelará a você.

11 comentários:

  1. A DOUTRINA DA TRINDADE É BIBLICA 2 CORINTIOS 13:13 É FACIL DECORAR E ENTENDER A GRAÇA DE JESUS, O AMOR DE DEUS, E A COMUNHÃO DO ESPIRITO.

    ResponderExcluir
  2. Estou contigo e não abro, Walter! Felicidades.

    ResponderExcluir
  3. O ensino da doutrina da TRINDADE não nasceu do Catolicismo, mas da própria Palavra de Deus.Veja:

    1. No relato da encarnação temos a participação de toda a Trindade (Lc 1.35);

    2. No batismo de Jesus houve a manifestação simultânea das três Pessoas. Jesus, o Filho, que subia da água; o Espírito Santo, que descia em forma de uma pomba; e a voz do Pai, que falava desde os céus (Mt 3.16-17);

    3. (Jo 14:16) “E eu rogarei ao Pai e ele vos dará outro (allos = outro igual) Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.”

    4. (Jo 14:26) “a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

    5. (At 1:1-4): exercendo funções diferentes: as ações de Jesus (v. 1); a intermediação do Espírito Santo (v. 2) e a promessa do Pai (v. 4).

    6. (At 2:32, 33) Jesus ressuscitado (v. 32) a promessa do Pai e o Espírito Santo derramado (v.33).

    7. (At 2:38-39) O batismo em nome de Jesus (v. 38); o Dom do Espírito Santo (v. 38) e o chamado de Deus.

    8. (Atos 4:8-10) Pedro cheio do Espírito Santo (v. 8); Jesus crucificado e Deus que O ressuscitou (v. 10)

    9. (4:24-26) Deus, o soberano (v. 24); o Espírito Santo que falou pela boca de Davi (v. 25) e o Ungido do Senhor (v. 26).

    10. (5:31-32) Deus que exaltou (v. 31); o Salvador (Jesus) e o Espírito Santo que é testemunha juntamente com os apóstolos (v. 32).

    11. (7:55-56) o Espírito Santo enchendo Estevão que vê Deus no Céu e Jesus à Sua direita.

    12. (10:46-48) Deus é engrandecido por pessoas que receberam o Espírito Santo e foram batizados em nome de Jesus.

    13. (20:21-23) o arrependimento para com Deus e a fé em Jesus (v. 21) e o Espírito Santo que adverte das provações (v. 23).

    14. (Ef 1:13-17) selados com o Espírito da promessa o qual é penhor até ao resgate de Sua propriedade (v. 13); a fé no Senhor Jesus (v. 15) e Deus, o Pai da Glória (v. 17).

    15. (Tt 3:4-6) a benignidade de Deus (v. 4); o lavar renovador do Espírito Santo (v. 5) e a mediação de Jesus Cristo (verso 6).

    16. (Hb 10:12-15) Jesus que Se ofereceu e está à destra de Deus (v. 12) e o Espírito Santo que também disso dá testemunho (v. 15).

    17. (1Co 2:10-12, 16) as coisas de Deus somente podem ser reveladas pelo Espírito. Esse Espírito vem de Deus e só ele conhece as coisas de Deus e nós temos a mente de Cristo (v. 16).

    “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós” (2Cor. 13:13).

    ResponderExcluir
  4. A doutrina da Trindade não é de origem Católica, mas de origem Divina é eterna, assim como Deus o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

    Três em unidade (Deus Triúno)
    * I João 5:7 - O Pai, o Filho e o Espírito são um.
    • Este texto não deve ser usado, pois não consta o original “Comma Joanina”.
    * Gên. 1:26; 11:7 - “Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem...”

    ELOHIM
    • Um Deus dizendo no plural façamos. ELOHIM  está no plural.
    * Mat. 28:19 e 20 - “Batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
    O batismo é um reconhecimento público que aceitamos a Deus - Pai, Filho e Espírito Santo.
    * II Cor. 13:13 - Bênçãos da Trindade
    * I Ped. 1:1 e 2 - Presciência de Deus, santificação no Espírito e aspersão do sangue de Jesus Cristo.
    * Mat. 3:16 e 17 - A voz do Pai, Jesus na água e o Espírito Santo como uma pomba.
    * Atos 7:55 - Estêvão cheio do Espírito Santo, viu a glória de Deus e Jesus estava à sua direita (estar à direita significa igualdade).
    • Não podemos isolar a ação de um membro da “Trindade”
    Ex.: Só Jesus fez tal coisa ou só o Pai fez tal coisa ou só o Espírito Santo fez outra coisa. Toda Divindade, a Trindade, está envolvida quando oramos.

    ResponderExcluir
  5. Uma pergunta:

    Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo é uma unica pessoa né? ou são pessoas diferentes? qual o princípio da igreja adventista? onde posso encontrar isso na bíblia?

    ResponderExcluir
  6. Olá, Luis:

    Realmente, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são Três Pessoas DISTINTAS, como podemos ver nos textos:

    Mateus 28:19: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPÍRITO SANTO”

    1 Coríntios 12:3, 18: “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo ESPÍRITO DE DEUS afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: SENHOR JESUS!, senão pelo Espírito Santo... Mas DEUS dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.”

    2 Coríntios 13:13: “A graça do Senhor JESUS CRISTO, e o amor de DEUS, e a comunhão do ESPÍRITO SANTO sejam com todos vós.”

    Judas 1:20,21: “Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no ESPÍRITO SANTO, guardai-vos no amor de DEUS, esperando a misericórdia de nosso SENHOR JESUS CRISTO, para a vida eterna.”

    Portanto, a Divindade é "uma" no sentido de "unidade" e não de personalidade.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. E por que precisaram de um concilio para fazer a doutrina válida e porque Ellen White se refere ao Espírito Santo como o Espírito de Deus e não como uma pessoa. É confuso.
    Livros foram adulterados para se adequar ao ecumenismo? Por que a Casa Publicadora condensa os livros de profecias? Profecias não podem ser resumidas. Resuma o apocalipse para ver o resultado. Quem puder me ajudar me orientem pelo marcelobrasil74@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Encontrei esse texto da Ellen White:
    O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Special Testimonies, Série A, nº 10, pág. 37.

    Então ela se posicionava a favor da Trindade não é?

    ResponderExcluir
  9. O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celeste; em nome destes três grandes poderes - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo. Special Testimonies, Série B, Nº 7, págs. 62 e 63.

    Encontrei esse também, e para mim, começa a ficar claro a posição de Ellen W sobre a trindade...

    ResponderExcluir
  10. Alguém pode me confirmar esses textos? Obrigado!

    ResponderExcluir
  11. "Matou a charada", Armando! É isso mesmo!

    Obrigado por repartir tais textos conosco! Que os dissidentes abram o coração para a Verdade.

    Amém!

    ResponderExcluir