quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O Espírito Santo é um grande mistério... mas, não tanto...

Em João 17:3 Jesus afirmou que o correto conhecimento de Deus leva à salvação eterna. Obviamente, isso significa que um entendimento errado levará à perdição aqueles que deixam de buscar o conhecimento na Bíblia para se basear em seus conceitos pessoais sobre a Divindade.
O objetivo deste blog não é atacar pessoas e sim discutir ideias. Quero apresentar a você breves debates que tive com antitrinitarianos e, consequentemente, a visão bíblica da Doutrina do Espírito Santo. Isso, sem entrar no campo da especulação, pois, “As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus...” (Dt 29:29).
Ellen White afirmou: “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro” (Atos dos Apóstolos, p. 52).
O fato de a natureza do Espírito Santo ser misteriosa significa que para Ellen White não era possível saber Quem é Ele? Com certeza, não. Ela aconselha a não especularmos sobre aquilo que não foi revelado. Ela recomenda que não demos “um significado humano” aos textos bíblicos. Esse é o contexto da citação.
O que Deus nos deixou na Bíblia precisamos aceitar, mesmo que não esteja de acordo com nossa lógica humana. Para isso, precisamos submeter nossa lógica a lógica Divina, como recomenda Isaías 55:8, 9.
Se o fato de o Espírito Santo ser um “mistério” significa que “não podemos afirmar com certeza que Ele é uma Pessoa Divina”, então não podemos crer nem mesmo na pessoalidade de Deus Pai, pois, Isaías 45:15 afirma que Deus é “misterioso”. E isso fatalmente nos levaria ao panteísmo!
Meu desejo sincero é que você aproveite todos os artigos e que seu relacionamento pessoal com Deus seja ainda mais intenso no decorrer de sua trajetória nesse mundo. Divulgue para seus amigos, envie os posts a eles e esteja aberto a mudanças em seus conceitos sobre a Terceira Pessoa da Divindade.
Um abraço!

Leandro Quadros
[www.namiradaverdade.com.br]

16 comentários:

  1. parabens por sua dedicaçao.Que Deus o capacite cada vez mais;obrigado pelos esclarecimentos fique com Deus.[gostaria de receber tambem esclarecimentos sobre batismo].

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua visita, Catia!
    Qual é sua dúvida sobre o batismo? Estarei a sua disposição.

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber se realmente pessoas que venham de outras denominaçoes mais que ja pasaram por batismo por irmerçao e agora querem fazer parte da igreja adventista nao nesecidade de batismo?E poque que em algumas igrejas adventistas nao segem o que agente aprende,e sim o que e conivente a cada irmao?Obrigado por seus esclarecimentos,fique com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Catia,

    Ao meu ver o batismo é necessário sim quando, o crente sente que se afastou muito de Deus, vou colocar o meu exemplo, sai das fileiras do adventismo à 6 anos, e nesse período, cometi vileza e torpezas que, agora me arrependo muito!! Dói em mim saber que, por causa de meus pecados, não posso mais louvar à Deus na Igreja(antes de sair fui baixo num quarteto), pregar, auxiliar os setores da Igreja, ou seja, por meu pecados ainda não posso participar ativamente na comunhão da Igreja, quero me rebatizar pois estive longe de Deus!!

    Qualquer pessoa que se sentir dessa forma pode e deve batizar-se mas, aquele que mudou de fé(de igreja) e não cometeu torpezas ou pecados públicos(como eu o fiz), creio não ser necessário um rebatismo, uma Profissão de Fé já seria o suficiente mas, se o quiseres fazer, ninguém a impedirá, o importante é que Deus conseguiu trazer a pessoa para o Seu redil!!

    Agora, com relação ao comentário posterior, gostaria de mais detalhes, fiquei bastante preocupado com o que comentou!!

    Grande abraço irmã e fica na Paz de Deus!!

    ResponderExcluir
  5. Oi obrigado pela resposta.Mais mesmo assim eu acho que isso[batismo]tinha que ser levado mais a serio,com isso tudo vai se tornando tao normal que acaba nao teno separaçao!Ai tudo se torna bagunça.Voce muda de cidade conseguentemente muda-se de igreja ai voce desanima quando chega porque e tanta bagunça que niguem se importa mais,e normal.Ai se voce fala alguma coisa que voce sabe que certo voce e criticado e eles te isola;ate voce acabar desitindo de frequentar ,ai voce sai.Sei que toda igreja ha problemas mais igual a da qui numca tinha visto,e pior que nao ha quem recorer!Orem por nois que haja um reavivamento nesta igreja.

    ResponderExcluir
  6. Olá irmão Leandro.

    Que a Paz do Senhor Jesus esteja contigo.

    Bom, eu particularmente não creio na doutrina da trindade. Eu acreditava, mas deixei esta crença há cerca de 3 anos.

    Emfim, respeito a opnião de todos, e gosto de conversar sobre esse tema com respeito de ambas as partes.

    Com relação ao verso citado inicialmente, gostaria de reforçar o que ele está dizendo. Leia com calma Jo 17:3.

    O texto diz que a vida eterna depende do conhecimento do Único Deus Verdadeiro, e de Jesus Cristo.

    Nessa ocasião Jesus estava orando ao Pai. Portanto, referiu-se à Pessoa do Pai como sendo o Único Deus Verdadeiro a quem devemos reconhecer.

    Isso exclui a possibilidade de Jesus ser co-eterno com o Pai, e também de reconhecermos o E.S. como sendo uma terceira pessoa. Se o Pai é o Único Deus, não há outro além dEle. Jesus é o Filho "unigênito" de Deus, gerado por Deus antes de todas as coisas, e por isso, é também Deus, possuindo a mesma divindade de Seu Pai.

    O Messias não é o Eterno, mas o Filho dEle. É Aquele quem o Eterno usou para criar todas as coisas, e também o enviado para nos salvar. Como o Messias orou em Jo 17:3, devemos reconhecer apenas a Seu Pai como o nosso único Deus, e ninguém além dEle. Isso está em harmonia com diversas outras passagens bíblicas, inclusive do N.T.

    Que o Eterno lhe abençoe

    ResponderExcluir
  7. Prezado Gustavo:

    Primeiramente quero lhe agradecer por se manifestar de forma respeitosa aqui neste blog.

    É importante que todo bom diálogo seja pautado pelo respeito, para que as pessoas vejam que realmente somos filhos do Pai Celeste

    Com todo respeito, espero que um dia você volte a acreditar na doutrina bíblica da Trindade. Mas, se não o fizer, saiba que contará com minha apreciação mesmo assim.

    Interpretarmos João 17:3 como ensinando ser apenas o Pai Divino traz sérios problemas hermenêuticos à teologia de João e, consequentemente, ao próprio texto.

    Se Cristo estivesse contrastando Deus Pai com ele mesmo (Jesus), ele estaria ensinando que o Pai é Verdadeiro e que Ele – Cristo – é falso. Isso não é possível.

    Bons comentários bíblicos esclarecem que Cristo está contrastando o Pai com divindades pagãs e não com Ele (Jesus). Em relação aos outros deuses das nações pagãs o Pai é Único Deus Verdadeiro. Jesus não está discutindo a própria Divindade dEle aqui.

    Perceba que a vida eterna é condicional a conhecer também a Cristo. Sabemos que somos salvos pelo conhecimento de Deus e não por conhecermos uma criatura. É o que diz Isaías 45:22:

    “Olhai para mim e sede salvos, vós, todos os limites da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.”

    Cristo só poderia dizer que a vida eterna está em conhecê-Lo (também) se Ele fosse Deus!

    Veja, por exemplo, o significado da palavra grega “um” em João 10:30. Esse termo grego (“eu e o Pai somos ‘um’”) indica unidade essencial e não “um” no sentido quantitativo.

    Esse texto é uma das maiores evidências da Divindade de Cristo. Tanto que ao Ele dizer que era um com o Pai, os judeus quiseram apedrejá-Lo por ter blasfemado (Jo 10:31).

    Se Cristo estivesse dizendo que era “um” com o Pai apenas no sentido de serem unidos para realizar a mesma obra, não haveria justificativa para o ódio dos judeus e acusação de blasfêmia, não acha? O texto é claríssimo.

    Possuo um material em que fiz um estudo sobre a Divindade de Cristo no evangelho de João. Se quiser recebê-lo para fazer suas considerações, me avise e enviarei ao seu e-mail – 0k?

    Ore a Deus sobre o assunto, Gustavo. Ele está com você e quer lhe ensinar muitas coisas – assim como a mim.

    Aguardo seu retorno. Um abraço e que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Professor Leandro,

    Gostaria de receber o material indicado no meu e-mail: sr.samuka@gmail.com.

    Grande abraço e que Deus continue abençoando ricamente o seu Ministério!!

    =D

    ResponderExcluir
  9. Oi Leandro Quadros,primeiramente quero parabenizar pelo seu conhecimento bíblico,que Deus possa continuar te abençoando.
    Gostaria de saber aonde posso encontrar os textos originais da fórmula do batismo e outras partes que contém a Trindade.Se possível vc tem algum conhecimento sobre os judeus messiânicos,as suas doutrinas etc...A minha irmã era adventista,mas se afastou,passou em várias denominações,agora ela e seu esposo se tornaram judeus messiânicos e sempre querem nos fazer a cabeça.Se vc tiver algum material mande para o meu e-mail:biancarlos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Bianca:

    Bom receber seu comentário aqui no blog.

    O texto original de Mateus 28:19 está acessível no original grego do Novo Testamento. Como não estou em casa agora (encontro-me em um programa de Mestrado na Argentina) não estou com meu Novo Testamento grego aqui (não precisarei dele para as matérias desse ano).

    Mas, ao voltar irei disponibilizar o texto grego para você e lhe enviarei por e-mail.

    Algumas observações são importantes sobre Mateus 28:19:

    1) Além do texto se encontrar no original, está em perfeita harmonia com Mateus 3:16-17 onde Cristo menciona as Três como fazendo parte da Divindade;

    2) No Grego, aparecem Três Pessoas em Mateus 28:19: Pai (grego PATROS), Filho (grego UIOU) e Espírito Santo (grego HÁGION PNEUMATOS).

    3) A conjunção grega "e" (grego KAÍ) é ADICIONAL e, portanto, está ADICIONANDO Pessoas à Divindade!

    4) A palavra grega para "nome" (batizar "em nome) é ONOMA e ela IGUALDA as Três Pessoas!

    Este texto e mais esses fatos DESTROEM a heresia de que não existe Trindade!

    Sobre o judaísmo messiânico:

    Eles aceitam a Divindade de Cristo, mas, há outas doutrinas que não são compatíveis com a Palavra de Deus. Vamos abordar sobre isso por e-mail, ok?

    Não se deixe iludir por sua irmã e seu esposo quanto ao judaísmo messiânico. Eles tem muitas coisas boas, mas, não toda a verdade.


    Um abraço e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  11. "Mas o que dizer da oração ao Espírito Santo? Embora não tenhamos nas Escrituras um exemplo claro de oração dirigida ao Espírito Santo, ou uma ordem neste sentido, o fazê-lo possui, em principio, algum apoio bíblico implícito. Se o Espírito efetivamente é uma pessoa divina, e interage em todos os sentidos através de formas pessoais diretas (trazendo convicção, curando, operando pela graça transformadora, assegurando os dons, etc), parece lógico que o povo de Deus possa orar diretamente ao Espírito Santo e adorá-Lo. Essas são palavras do livro A Trindade, pag. 307“ Leandro Quadros, voce concorda???

    ResponderExcluir
  12. Oi, Amy:

    Há pouco postei um novo artigo no blog que responderá a sua pergunta. Eis o link:

    http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com/2011/02/podemos-orar-ao-espirito-santo.html

    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Leandro,
    Não estou conseguindo responder a alguns dos questionamentos dos que não acreditam na doutrina da trindade, por favor me ajude.
    Por favor me explique o seguinte:

    Quando Jesus disse: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece plenamente o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece plenamente o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mat.11:27)?

    O E. S. estaria excluído se fosse uma terceira pessoa porque Jesus disse que NINGUEM conhece plenamente o Pai.
    Obrigado.
    Enrique

    ResponderExcluir
  14. Olá Lendro tdo bem?
    Em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo blog, ja estou fequentando há um tempo e ja esclareci muitas dúvidas através do mesmo.

    Se possível gostaria de receber o material sobre a divindade de cristo no evangelho de João
    Meu email é mag.neves@hotmail.com

    desde já agradeço
    Que Deus continui a abençoa-lo
    abraço!

    ResponderExcluir
  15. óla Leandro Por favor min mande o material da Divindade pois estamos estudando com um irmão TJ e gostariamos de ajuda.
    obrigado
    meu email
    claudiassr@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  16. sou adventista mas tenho minhas opiniões a respeito da trindade; já participei de palestras, li artigos sobre o assunto, ouvi pastores. gostaria de saber se tendo duvidas sobre a doutrina deveria me manter na igreja?;
    deveria defender o meu ponto de vista?
    obs:quando eu era de outra igreja tive que aceitar algo novo, fui sincero continuo sincero em busca de toda verdade sei há pessoas que deturpam as escrituras sagradas e querem que aceitemos suas crenças;tenho as minhas e não sei ate quando as terei,estudo bastante a bíblia e a cada dia descubro uma coisa nova.

    ResponderExcluir