sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Por que o Espírito Santo não é mencionado em alguns livros de Ellen White?

Realmente, O Espírito Santo não é mencionado no início do livro "Patriarcas e Profetas" e nem mesmo no "História da Redenção". Mas, partindo dos pressupostos de que:

1) O dom profético dado a Ellen White não contradiz a Bíblia;
2) E que o CONTEXTO de OUTROS LIVROS da mesma autora deve ser levado em conta para estudarmos o assunto, não devemos chegar a conclusões precipitadas sem uma detalhada investigação.

Esse princípio é aplicado no estudo da Bíblia, por exemplo, quando analisamos o Antigo e o Novo Testamentos para comprovar uma doutrina (não usamos apenas um texto isolado).

Vamos ao item 1:

a) A Bíblia menciona que o Espírito Santo fez parte da criação do nosso planeta:

Gênesis 1:2 - O termo "pairar" - em referência ao Espírito, é a mesma palavra hebraica empregada em Deuteronômio 32:11 para DESCREVER UMA AVE-MÃE QUE VOA DE MODO VIBRANTE E PROTETOR SOBRE OS SEUS FILHOTES. Não foi por acaso que o termo foi usado em Gênesis: a inspiração quis nos ensinar que, do mesmo modo, o Espírito voava DE MODO VIBRANTE E PROTETOR SOBRE O PLANETA QUE ELE AJUDARIA A CRIAR!

Jó 33:4 e Salmo 104:30 - de maneira clara o Espírito Santo é apresentado com capacidade criativa (em Hebreus 9:14 Ele possui outro atributo Divino: ETERNIDADE.

b) Então, por que Ellen White não menciona o Espírito Santo nos livros supracitados (como fazendo parte da Criação)? Quando entendemos que o "X da questão" do grande conflito era entre CRISTO e Satanás (Apocalipse 12:7-9), o assunto fica esclarecido. Deus o Pai e o Espírito também estavam envolvidos, mas, o centro é Cristo. Lúcifer (ver primeiros dois capítulos do "História da Redenção") teve inveja DE JESUS e não do Espírito Santo! Por isso, mencionar a Terceira Pessoa da Trindade não seria relevante naquele contexto do "Patriarcas e Profetas" e do "História da Redenção"!

Agora, vamos ao item 2:

Que o Espírito Santo é Deus podemos ver no CONTEXTO AMPLO dos escritos de Ellen White. Se ela não trata da Trindade no início do "Patriarcas e Profetas", aborda de maneira CLARA no livro "Evangelismo" (alguns dizem que os textos foram "adulterados", mas, é fácil provar que tal afirmação de "adultério" nos escritos dela não passa de loucura interpretativa. Basta ir aos originais disponíveis no White State e comprovar isso. Site: http://www.whiteestate.org/).

Vejamos o que diz o livro "Evangelismo" sobre a Trindade:

Pág. 616: "Os eternos dignitários [VEJA: NO PLURAL!] celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo [PERCEBA: PLURAL COM TRÊS PESSOAS!] - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana,... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado".

Ibidem: "Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é TANTO UMA PESSOA como o PRÓPRIO DEUS, está andando por esses terrenos" (mais claro que isso, impossível!).

"O Espírito Santo É UMA PESSOA, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz CONSIGO MESMO SUA (PLURAL!) própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus..."

Pág. 617: "O Espírito Santo TEM PERSONALIDADE, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também UMA PESSOA DIVINA, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. "Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus."

Ibidem: "O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus NA TERCEIRA PESSOA Trindade (NO ORIGINAL INGLÊS, Ellen White usa o termo "Divindade". Ao contrários do que dizem alguns hereges, isso é irrelevante, levando-se em conta que ela afirma ser  Espírito a TERCEIRA PESSOA), o Espírito Santo".

Ibidem: "Cumpre-nos cooperar com os TRÊS PODERES (não DOIS!) mais altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos coobreiros de Deus". 

Portanto, usando a Bíblia, as citações do "Patriarcas e Profetas", do "História da Redenção" e do livro "Evangelismo", podemos chegar à compreensão plena e ampla (e não parcial) de que existem sim Três Pessoas na Divindade mencionadas nos escritos de Ellen White. Dependará é da relevância de mencionar as Três Pessoas (ou não) em determinado contexto.

2 comentários:

  1. Olá Prof. Leandro!
    Parabéns pela iniciativa desse blog. Hoje, mais do que nunca precisamos pregar essas verdades fundamentais e claras da palavra de Deus!

    Tenho percebido que os antitrinitarianos gostam muito de citar coisas que não foram mencionadas na Palavra, tentando assim levantar questões para confundir os sinceros. Indagam: "Por que em Apocalipse não há o trono do Espírito?", "Por que Ellen White não menciona o Espírito na criação?".
    Gostaria de contribuir com o blog lembrando aos amigos antitrinitarianos que NÃO devemos trabalhar com o SILÊNCIO BÍBLICO, mas com as AFIRMAÇÕES BÍBLICAS!Em Apocalipse não fala do trono do Espírito, e daí? Se Ellen White não menciona o Espírito na Criação, qual é o problema? O Silêncio Bíblico não é evidência de nada!
    O verdadeiro crente deve se apegar ao que ESTÁ ESCRITO! E quanto a pessoa do Espírito estão reveladas duas grandes verdades: Ele tem personalidade e é Divino!

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por sua colaboração, Everton!

    Os antitrinitarianos procuram "chifres em cabeça de cavalo" para poder alimentar o ego pecaminoso...

    O problema maior deles não é doutrinário e sim com a liderança. Enquanto não perdoarem, continuarão apegados à heresia a tal ponto que distorcerão a Bíblia e os escritos de EGW para apoiar suas teorias absurdas.

    Um grande abraço e que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir