quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Por que os pioneiros adventistas eram antitrinitarianos?

Alguns alegam que não devemos crer na Trindade "por que os pioneiros rejeitavam tal ensino".
Temos de reconhecer que a maioria dos principais pioneiros adventistas não criam na Trindade. Entre os poucos trinitarianos podemos destacar Ambrose C. Spicer, pai de William Ambrose, presidente da Associação geral. 

Deve-se também ressaltar que a declaração de Daniel T. Bourdeau em 1890 mostra-nos que nem todos eram unânimes no antitrininarianismo: "Embora afirmemos ser crentes e adoradores de um único Deus, tenho chegado a pensar que entre nós existem tantos deuses quantas são as concepções da Divindade". Esta declaração nos leva a concluir que a igreja ainda não possuía um posicionamento oficial quanto ao assunto, de modo que hoje nós trinitarianos pudéssemos ser chamados de apóstatas...

Se você estudar a origem desta crença entre os pioneiros chegará a conclusões surpreendentes. Primeiro verá que parte de nossos pioneiros vieram de um contexto religioso marcado pelo antitrininarianismo, entre eles José Bates e Tiago White, que tiveram influências da igreja Conexão Cristã. Assim, não devemos nos admirar com o fato de eles não terem aceito a Trindade. Alguns deles inclusive eram semi-arianos; nem por isto iremos deixar de crer que Jesus é co-eterno com o Pai...
           
Segundo, os pioneiros rejeitavam um trinitarianismo baseado em credos, que contêm elementos não apoiados pela Bíblia. Com o passar do tempo, à medida em que pesquisavam sobre o assunto, o ensino aclarava-se em suas mentes.
           
A regra de fé dos Adventistas do 7o Dia é a Bíblia ou a compreensão que os pioneiros tinham de algumas doutrinas? Claro que é a Bíblia! Medite nisso.

Conquanto os pioneiros tivessem sido pessoas sinceras e que muito, mas muito mesmo contribuíram para a formação de nossa doutrina (especialmente a do Santuário), não devemos esperar que eles fossem os detentores absolutos de todas as verdades, sendo que o conhecimento da verdade é progressivo e eles estavam aprendendo.

Deus usou-os em sua esfera de ação e hoje usa-nos na nossa; isto significa que se temos um conhecimento privilegiado em relação a eles relacionado à Trindade, então vamos difundi-lo. Se aqueles poucos pioneiros tivessem tido maior luz sobre este assunto, certamente teriam mudado seus conceitos, do modo como o fez, por exemplo, Tiago White, que passou a aceitar a Divindade de Cristo por influência de Ellen White.

7 comentários:

  1. Agora entendi! Eu ja tinha ouvida falar que a propria ellen whitte nao acreditava na doutrina da trindade..entao ela acreditava né? tem algum livro dela que fala sobre isso?
    parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Emanuelle!

    Fico feliz em ver que está compreendendo o assunto.

    Há muitas citações de Ellen White sobre a Trindade, mas, as mais importantes encontramos no livro "Evangelismo", p. 613-617.

    Nese blog disponibilizo algumas citações desde livro. Acesse http://emdefesadoespiritosanto.blogspot.com/2011/01/por-que-o-espirito-santo-nao-e.html e use-as à vontade!

    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Poxa, é por isso que muitas pessoas, me diziam que os adventistas nao criam no Espirito Santo, sou adventista ha tres anos, e agora que estou entendo, mais sobre nos pois, nao sabia, que havia pessoas que foram pioneiras e nao criam no Espirito Santo, Deus, nos ajude....

    ResponderExcluir
  4. Sim, Jussara: Alguns dos pioneiros adventistas, por terem vindo da igreja "Conexão Cristã", tinham dificuldades em aceitar a doutrina da Trindade, especialmente por causa de um credo Metodista que ensinava não ter Deus "partes" nem "corpo".

    Os críticos desinformados não sabem (ou não querem saber) que nosso movimento é foi formado por pessoas de várias confissões religiosas e que, por isso, é mais que natural que houvessem várias opiniões sobre certas doutrinas - nesse caso, a Doutrina de Deus.

    Com o tempo nossa igreja foi amadurecendo a questão de modo que pôde reconhecer oficialmente a crença da Trindade. Não a negávamos antes: ALGUNS dentro do movimento sim, pois, estavam em processo de aprendizagem (Pv 4:18; Jo 16:12).

    Isso em nada desmmerece nossa denominação, como querem alguns fanáticos. Pelo contrário: mostra que, diferente das Testemunhas de Jeová, somos abertos ao conhecimento e, por não ter tido mais luz quanto ao assunto, respeitamos na época a opinião dos que tinham vindo de uma igreja antitrinitariana.

    Obrigado pela visita ao nosso blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não há como negar que a negação da Divindade do Espírito Santo é o prato preferido de Satanás, pelo fato de ser exatamente o Espírito Santo que nos “ensinará todas as coisas” e nos “fará lembrar de tudo” que Jesus “nos tem dito” ( João 14:26), e nos guiará a toda a Verdade convencendo o mundo do pecado da justiça e do juízo (João 16:7,8,13). Observe que ele tem usado alguns dos pioneiros que viviam em tempo de ignorância acerca da Divindade do Espírito Santo e pelo fato de “que tiveram influências da igreja Conexão Cristã” e “os pioneiros rejeitavam um trinitarianismo baseado em credos, que contêm elementos não apoiados pela Bíblia”. O que pode ocorrer com recém convertidos e com aqueles apesar de convertidos precisam maiores esclarecimentos acerca da Divindade do Espírito Santo, como foi o caso em que alguns discípulos nem mesmo sabia que O Espírito Santo existia(Atos 19;2)
    Observe principalmente que a Divindade do Espírito Santo foi declarada por Jesus quando disse que a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão. Pois, na Palavra de Deus está escrito que “contra Deus não blasfemará” (Êxodo 22:28). Ou seja, Jesus admitiu blasfêmia contra Ele, Jesus homem,(Lucas 12:10) mas não contra Ele O Espírito Santo. Portanto, quando Jesus disse que a blasfêmia contra O Espírito Santo não tinha perdão é porque O Espírito Santo também é Deus, e: “contra Deus não blasfemará” (Êxodo 22:28).

    ResponderExcluir
  6. ProfºContinue assim desmascarando esses hereticos do movimento adventista Bereanos,esse povo distorce a Biblia e o espirito de Profecia ensinando heresias sobre a 3ºpessoa da Divindade

    ResponderExcluir
  7. E porque Ellen White diz que o que havia sido revelado era o bastante e que deviamos copiar e publicar todos os temas que já haviam sido tratados por ela e os outros pioneiros, e que nada devia ser acrescido e mais alguns dos autores sobre esse tema dizem ter buscado referencias fora da IASD. Ora se EGW estiver errada, Deus está errado, e se ela não a luz menor saio da IASD agora. Não posso ficar na Babel (confusão). Sinto muito preciso de esclarecimentos maiores

    ResponderExcluir