sábado, 12 de fevereiro de 2011

Podemos orar ao Espírito Santo?

Cada Pessoa da Divindade tem uma função específica no plano de salvação (e na criação). E, no atender as orações, também.

O Pai atende nossas orações (Mt 7:7-11). Jesus também atua nesse sentido, pois é nosso intercessor, a garantia de que seremos atendidos (Jo 14:13; 1Tm  2:5) e o Espírito Santo é Quem nos ajuda a orar corretamente (Rm 8:26).

Somente Três Pessoas Divinas poderiam estar envolvidas intimamente em algo tão importante quanto a oração. Só Deus conhece os pensamentos (1 Reis 8:39), ao ponto de poder “ouvir” o que está em nossa mente. Sendo que o Espírito Santo é Deus (At 5:3, 4), Ele sabe nossos pensamentos e também está intimamente envolvido no processo de oração.

Mesmo que seja costume orar ao Pai em nome do Filho, isso não significa que dirigir uma prece a um dos membros da Divindade (inclusive ao Espírito Santo) seja errado. Vou apresentar alguns motivos:

1) O fato de cada membro da Trindade ter a Sua função não torna um mais importante do que o outro, ou, “menos Deus” do que o outro. Sendo que essencialmente não há diferença entre as Três Pessoas do “Trio Celestial” (expressão usada pela escritora Ellen G. White), não seria idolatria orar a Jesus ou ao Espírito Santo. Jesus até orientou-nos a orarmos também diretamente a Ele: Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei”. João 14:14 (grifo meu). Vemos na Bíblia servos de Deus orando diretamente a Jesus: Estêvão (At 7:59); Paulo (1Co 16:22) e João (Ap 22:20).

2) A função que cada membro da Divindade possui no plano de salvação (e na criação) não os torna limitados de modo que um não possa fazer o que o outro faz. Exemplo disso podemos ler nas palavras de Cristo em João 5:21: “Pois assim como o Pai ressuscita e vivifica os mortos, assim também o Filho vivifica aqueles a quem quer”. João 5:21*.

3) Judas 1:20 e 21 coloca o Espírito Santo numa posição privilegiada em relação a Deus Pai e a Deus Filho no que diz respeito à oração. Afirma que devemos orar no Espírito Santo: “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna”. O fato de o Espírito ser mencionado primeiro e estar intimamente ligado à oração do crente sugere a autoridade do Espírito também neste assunto.

4) Somos atendidos quando oramos ao Espírito Santo. Se fosse errado pedir algo diretamente ao Espírito, Deus não nos atenderia de forma tão eficaz, pois do contrário, estaria nos incentivando ao erro. Certa vez fiz uma oração ao Espírito Santo, uma das mais importantes da minha vida (pelas lições que me ensinou) e fui atendido em aproximadamente uma semana. Por isso, creio que é correto orar ao Espírito.

Com base nos textos bíblicos apresentados anteriormente, concordo com a posição dos autores do livro “A Trindade – Como entender os mistérios da pessoa de Deus na Bíblia e na história do cristianismo” (Casa Publicadora Brasileira):

“O padrão normal de oração é aquela dirigida ao Pai, em nome do Filho, com o conhecimento de que os “gemidos” do Espírito transmitem nossas preces. Em ocasiões de oração pessoal e coletiva, entretanto, parece melhor orar à pessoa mais envolvida da Divindade. Por exemplo, poderia parecer mais apropriado orar diretamente ao Espírito Santo quando solicitamos dons e poder de testemunho para a igreja. Orações a Jesus poderiam incluir confissão, penitência e perdão, e o clamor para que Ele venha logo. Em suma, se as pessoas da Divindade são realmente uma em natureza, caráter e propósito, parece lógico e prático dirigir petições e louvores apropriados a qualquer componente do Trio celestial, num determinado tempo e situação” - p. 307


[*Nota: Em João 5:19, Jesus diz que o não podia fazer nada de si mesmo se o Pai não o fizesse. Devemos lembrar que o Salvador disse isso na Sua condição de encarnado. Na encarnação Jesus “esvaziou-se de Sua divindade” (Fp 2:5-8) para lutar contra o pecado contando com o poder do Pai e a ajuda do Espírito Santo. Isso era importante para que Deus pudesse provar que Adão e Eva poderiam ter vencido a tentação no Éden, sendo obedientes a Sua lei. Todavia, mesmo dependendo do Pai quando havia se tornado ser humano, Jesus nunca deixou de ser Deus no mais pleno sentido (ver Cl 2:9; Hb 1:8).]

28 comentários:

  1. A Bíblia diz em vários textos que devemos também orar ao Espírito Santo. veja:

    1. "Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito INTERCEDE por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis" (Rm 8:26). Note que o texto bíblico diz que interceder por nós diante de Deus.

    2. Somos exortados em (Efésios 6:18): "...com toda oração e súplica, ORANDO em todo tempo no ESPÍRITO, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." Note bem que a Palavra de Deus diz que devemos "orar ao Espírito". Isto indica, orar ao Espírito Santo.

    3. (Rom 8:27) E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus INTERCEDE pelos santos.

    4. Quando Pedro disse a Ananias que ele havia mentido “ao Espírito Santo”, ele disse que Ananias, na realidade, havia mentido “a Deus. Então, disse Pedro: Ananias, por que… mentisses ao Espírito Santo? …não mentiste aos homens, mas a Deus. (Atos 5:3 e 4)”. Mentiu ao Deus Espírito Santo. Ora, se o Espírito Santo é Deus, devemos orar também a Ele. Será que o Espírito Santo sendo Deus também não vai ouvir nossos orações ?

    5. “Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, ORANDO NO ESPÍRITO SANTO. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna” (Judas 1:20-21). Querem prova BÍBLIA melhor do que está ?


    “Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês! (2Coríntios 13:13 – BLH)”.

    ass: Divalcir da Silva - AC

    ResponderExcluir
  2. Quanto equivoco na interpretação da Biblia.
    Deus tenha misericórdia desta pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Olá Leandro Quandros,
    Me chamo Fábio, tenho 26 anos e sou ancião de minha igreja, a IASD de Itabuna-ba. Uma certa vez, há cerca de três anos, o nosso pastor distrital na época, pregou um sermão na igreja dizendo ser incorreto orar diretamente a Jesus, isto é, pedir a Ele. Ele dizia, firmado em textos da Bíblia como o de João 14:14 que qualquer oração deveria ser dirigida ao trono de Deus em nome de Jesus e não diretamente a Ele. Isso me deixou um tanto confuso naquele momento, pois se Cristo está em unidade com o Pai, assim como o Espírito também, achava que não importava a quem dirigisse minha oração, pois falava com a mesma unidade. Também há os ensinos inspirados de Ellen White em Caminho a Cristo, que nos norteia a respeito da conversação com Cristo. O fato é que o sermão do pastor gerou um problema. Quando alguém vai à frente e realiza uma oração diretamente a Jesus, ouço comentários de que está incorreto tal proceder, e que se deve evitar de deixar tais pessoas de fazer tal oração. Graças ao Senhor Jesus que mantém homens como você, cujo o Senhor deu autoridade para esclarecer dúvidas importantes como essas. Agora sei que estava certo, e sei que tenho uma responsabilidade perante minha igreja agora. Ore por nós!

    ResponderExcluir
  4. Queridos irmãos, NÃO encontramos na Bíblia ou mesmo nos escritos de EGW, nenhuma oração dirigida ao Espirito Santo. É certo, sim, orarmos ao Pai e/ou ao Filho. Alguns textos bíblicos diz para orarmos NO Espírito e não AO Espírito. outra coisa, gostaria de lembrar que as nossas orações devem ser terminadas EM NOME DE JESUS e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Que o Espírito de Deus nos ilumine.

    ResponderExcluir
  5. Discordo do irmão que diz "...nossas orações devem ser terminadas EM NOME DE JESUS...". Realmente podem ser assim terminadas, mas não impede que a oração seja encerrada de outras maneiras. Oração não é um fardo a ponto de ter regras a serem seguidas, pelo contrário, a sinceridade de coração faz da oração uma conversa íntima entre o homem e Deus. Muitas das nossas orações podem ser apenas o contar de como estamos nos sentindo, no que estamos pensando ou coisas semelhantes. O final da oração de Elias foi, "Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração", em seguida o Senhor resppondeu a oração de Elias, "Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego" (I Reis 18:37-38). E Daniel que disse, "Estando eu, digo, ainda falando na oração, o homem Gabriel, que eu tinha visto na minha visão ao princípio, veio, voando rapidamente, e tocou-me, à hora do sacrifício da tarde" (Dn. 9:21). São exemplos de que Deus pode ouvir as nossas orações antes mesmo que a terminemos, pois Ele é Onisciente Poderoso, e conhece nosso íntimo. Mais uma vez digo, não há problema em terminar a oração "em nome de Jesus", mas devemos tomar também cuidado com vãs repetições. (Mt. 6:7)

    ResponderExcluir
  6. Queridos Bereanos PB, não encontramos na bíblia diversos tipos de drogas e nem por isso estamos autorizados por Deus a usar fora das especificações medicas. Portanto, está incontroverso que podemos orar ao Espírito Santo por Ele Ser Deus, observe:
    “Prof. Leandro, reafirmando : A Palavra de Deus nos mostra Espírito Santo como Deus e também Pai. Portanto, certamente podemos nos comunicar com Ele(como filho que somos), quer seja com palavras ou através de oração, vejamos: “… José, filho de Davi, mão temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi GERADO é do Espírito Santo”(Mat. 1:20-Lucas 1:30 a 35). Observe que a Palavra de Deus a acerca da palavra GERADO: “… Tu és meu Filho, Eu hoje te Gerei”(Salmos 2:7). “Ai daquele que diz ao pai: Por que Geras?”(Isaías 45:10). ” Porque assim diz o Senhor acerca dos filhos e filhas…e dos pais que os Gerarem “… (Jeremias 16:3). Não estou afirmando que o Espírito Santo é Deus O Pai. Mas, sim que O Espírito Santo alem de ser Deus, é Também Pai." Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos"...(Efésios 4: 5,6).
    Nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br”


    “Somente Deus tem poder para ressuscitar quem morre. A Palavra de Deus nos garante que Jesus o Homem deu Mandamentos pelo Espírito Santo, e que Deus ungiu a Jesus de Nazaré Homem com o Espírito Santo (Atos 1: 2-10:38), e que “o propio Deus realizou por intermédio dEle” (Atos 2:22). Por intermédio de quem “que Pedro ressuscitou” Tabita? (Atos 2:3,4-9:40). Não há como nagar a Divindade do Espírito Santo. “Porquanto há um só Deus ( Divindade, Deus Triúnico), e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”(I Tim. 2:5). Observe que o Mediador é Jesus o Homem Nascido de mulher. O Salvador é Jesus o Homem que sem pecado morreu no Calvário ( Atos 4:12). Contudo. sem Deus o Espírito Santo, que também intercede por nós(Rom. 8:26,27), não tem como ir para Jesus (João 14:16,17,26-16:7,8,13).” Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos”…(Efésios 4: 5,6). Aqui, o texto Sagrado está dizendo que há um só Deus(Divindade, Deus Triúnico ou Trindade), que é Pai de todos. Sendo assim, é Pai, Deus, o Pai, o Filho e o Espírito Santo.Apesar de sabermos que a oração deve ser feita em nome de Jesus a nosso Pai que esta no céus, não é pecado orar em nome de Jesus,a Deus o Espírito Santo, para guiar a Jesus, quem amamos, e nos conduzir a toda a Verdade, nos convecer do pecado da justiça e do juízo, porque o Espírito Santo é a Verdade (João 14:17-16:13-I João 5:6). O Espírito Santo é o único contra quem o pecado não tem perdão (Isaías 63:10-Mat. 12:31-Marcos 3:29). É o Espírito Santos que nos ensina(Neemias 9:20-Lucas 12:12-I Cor.2:13). O Espírito Santo nos diz o que fazer (Atos 10:19-13:2-16:6).É Ele que coloca o amor de Deus em nossos corações(Rom.5:5).“Todavia, para nós há um só Deus, O Pai… e um só Senhor, Jesus Cristo ( I Cor. 8: 6). Observe que a Divindade está sendo chamada de “um só Deus”, e a Divindade que está sendo chamada de “um só Deus”, também está sendo chamado de “O Pai”. Da mesma forma que este texto não esta afirmando que na Divindade, só Jesus é Senhor, também não significa que Deus o Espírito Santo não seja também Pai. Vejamos: ” José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi ‘gerado’ é do Espírito Santo (Mat. 1:20). ” Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá”…(Lucas 1:35). Uma pergunta, quem gera? É tio? É irmão? É filho? Ou É pai?
    Entretanto, quando nós oramos: “ Pai nosso que está no céu”, estamos referindo a Deus o Pai, e não a Deus o Espírito Santo, até porque Deus o Espírito Santo está aqui e não no céu (João 14: 16,18-16:7), mas isso não significa que não podemos orar a Deus o Espírito Santo.
    nadanospodemoscontraverdade@bol.com.br “

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Bom, lá vai eu de novo deixar meu comentário, mas antes vou me apresentar, Meu nome é Armando, tenho 33 anos, sou filho de pastor, mas eu estou afastado da igreja desde os 14 anos de idade, o que não me impediu de ler a bíblia e alguns livros da Ellen G W, e no momento de estar procurando uma reconciliação com Deus.

    Gostaria de deixar bem claro que todos meus comentários são pontos de vista meus e em momento algum devem ser considerados como verdades absolutas e sim o modo que eu entendo o assunto no momento.

    Aprendi desde cedo a orar em nome de Jesus e isso deve pesar bastante no que penso hoje, porém, não vejo motivo para orar em nome do Espírito Santo e sim em nome de Jesus, pedindo sempre que o Espírito Santo trabalhe em minha vida a fim de eu ser uma pessoa melhor e etc. Mas mesmo assim, eu também não vejo nada de mais a pessoa querer orar em nome do Espírito Santo, desde que ela esteja sendo sincera e buscando Deus de forma sincera, qual é o problema? Certo que eu prefiro fazer a oração da forma que ensina a bíblia, se Jesus disse para eu pedir em nome dele e que ele é meu mediador de minhas orações e com isso minha oração iria chegar ao pai e que o Espírito Santo seria derramado sobre mim, porque eu faria diferente? como disse, nada contra quem quer orar diretamente para Deus ou para o Espírito Santo, mas se Deus pai colocou Deus filho para nos interceder e "facilitar" tudo, porque eu vou querer "complicar", ou seria quem sabe querer pegar um atalho e ir direto ao ponto? Bom, não sei, sei que melhor é estar buscando a Deus em primeiro lugar todos os dias e isso é o que eu mais quero para minha vida, como tenho minhas muitas dificuldades eu peço a Jesus que Ele me ajude a eu alcançar a vida eterna e um dia no Céu, eu teria condições de entender melhor muitas coisas que não me é permitido entender hoje!
    ---------------------------------------------
    Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova. Romanos 14:22
    ---------------------------------------------
    Porquanto a vontade daquele que me enviou é esta: Que todo aquele que vê o Filho, e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:40
    ---------------------------------------------
    Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir