quarta-feira, 2 de março de 2011

A Pessoalidade do Espírito Santo

Um antitrinitariano me escreveu o seguinte:
“Gostaria de saber qual o seu entendimento sobre Efésios 4:30, que diz que o Espírito Santo se entristece. Muitos acreditam que, por este motivo, ele é uma pessoa. E o que dizer de Lucas 1:46 e 47 que diz que o espírito de Maria se alegrou? Neste caso, o espírito de Maria também não seria uma pessoa por que se alegra?”
Esse oponente à doutrina da Trindade ignorou que o termo “espírito”, na Bíblia, possui vários significados. Refere-se aos sentimentos, ao fôlego de vida de Deus, a pessoas vivas (como no caso de Hb 12:22, 23), etc.
No caso de Maria, o contexto de Lucas 1:46, 47 indica que o termo grego para “espírito” se refere ao íntimo de dela. Ela está expressando uma alegria que vem “do fundo do coração” – do “espírito”.
Já em Efésios 4:30, o termo Espíritose refere a uma pessoa porque tal Ser - que pode ser entristecido - executa uma ação pessoal: sela-nos para a salvação. Só um Ser Divino pode fazer isso!
Pelo fato de o Espírito Santo ser ofendido (Hb 10:29), ficar irritado (Mq 2:7) e alegre (1 Ts 1:6), podemos concluir que em Efésios 4:30 é apresentado um Ser que se entristece quando praticamos os pecados mencionados no verso 31. Afinal, quando pecamos entristecemos a Deus (cf. Dn 9:9).
Além disso, João capítulos 14-16 empregam vários pronomes pessoais gregos ao Espírito Santo. Portanto, indiscutivelmente, Ele é apresentado como um ser pessoal. O termo grego para Ele” em tais capítulos é ekeinos e significa "Ele mesmo", "Este". Nunca a Bíblia empregaria um pronome pessoal masculino para se referir a um mero “poder”.
A Bíblia não diz que o Espírito "é" um poder, mas, que Ele "tem" poder! Veja:
“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo [aqui não poderia ser aceita a tradução “no poder do poder”...].” (Rm 15:13).
Que os antitrinitarianos deixem Deus iluminar suas vidas para que compreendam a beleza da doutrina bíblica [e não Católica] da Trindade.

48 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Quero deixar um pequeno comentário de uma pessoa leiga neste assunto, entretanto...

    bom, no primeiro texto quando fala "O Espírito santo se entristece", acho que fica claro (pelo menos em nossa tradução) que o texto se refere a um "ser", ou seja o ser "Espírito Santo" e não "a um espírito de um santo" como é o caso do texto que fala sobre maria, que diz que "o espírito de maria se alegrou" ou seja, fala que o estado de espírito de maria era de alegria, se fosse para comparar esse texto com o texto anterior, ele teria que estar escrito da seguinte maneira: "O espírito maria se alegrou" e não "O espírito de maria se alegrou", onde o primeiro estaria fazendo referencia de maria como se ela fosse o ser espiritual certo? O que não é o caso texto original!

    Deixando de lado isso tudo, gostaria de deixar minha opinião sobre isso tudo; não entendo o porque de uma pessoa colocar tudo a perder por causa de algo que nem nos é muito bem definido pela bíblia, pq hora se refere ao Espírito de Deus e outras vezes ao Espírito Santo, eu realmente não sei se são dois ou se são o mesmo Espírito, porém, o que eu acho importante é que creiamos em Deus Pai, Deus Filho e no Espirito Santo; não importando o fato de o Espirito Santo ser um Deus isolado ou a parte espiritual de Deus que de tão glorioso que Deus é, também seja uma divindade, realmente eu não sei, mas acredito acima de tudo em Deus.

    ResponderExcluir
  31. Desculpa a dúvida, mas queria entender mais sobre a trindade? de onde vem a crença e etc! Como disse acima, não que faça diferença para mim no momento, mas estava procurando na biblia on line sobre o termo trindade e não achei nada, alguém poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Apesar de não querer prolongar esse tipo de discussão, visto que tem causado até mesmo uma divisão dentro da própria igreja, eu pararia por aqui, mas como tenho muitas dúvidas ainda a respeito disso pergunto, qual a real posição de Elen G W em relação a Trindade?

    ResponderExcluir
  35. Estimado Armando:

    Parabéns por, de forma honesta, estudar a Bíblia e buscar respostas. Irei lhe ajudar em suas questões:

    1) Na Bíblia não encontramos muitos termos por que eles foram criados por nós, humanos, para explicar os CONCEITOS QUE ESTÃO nas páginas do Livro de Deus.

    Por exemplo: Trindade, Encarnação (de Cristo), Ascensão, Milênio, Bíblia... Estas são palavras que não existem nas Escrituras. Porém, as usamos por que elas definem bem os conceitos EXISTENTES nelas.


    Como você sabe (alguns dissidentes não querem saber), não é errado criar termos por que essa é uma manifestação humana (normal) para expressar em sua linguagem conceitos que existem na Palavra de Deus.

    2) Mesmo Ellen White dizendo que o Espírito Santo é um mistério (pois há coisas sobre Ele que não entendemos), ela afirma categoricamente que Ele é uma Pessoa Divina. Veja a seguir algumas declarações do livro EVANGELISMO:

    Pág. 616: "Os eternos dignitários [VEJA: NO PLURAL!] celestes - Deus, Cristo e o Espírito Santo [PERCEBA: PLURAL COM TRÊS PESSOAS!] - munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana,... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado".

    Ibidem: "Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é TANTO UMA PESSOA como o PRÓPRIO DEUS, está andando por esses terrenos" (mais claro que isso, impossível!).

    "O Espírito Santo É UMA PESSOA, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. Uma vez dado esse testemunho, traz CONSIGO MESMO SUA (TERCEIRA PESSOA DO PLURAL!) própria evidência. Em tais ocasiões acreditamos e estamos certos de que somos filhos de Deus..."

    Pág. 617: "O Espírito Santo TEM PERSONALIDADE, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também UMA PESSOA DIVINA, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. "Por que qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus."

    Ibidem: "O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus NA TERCEIRA PESSOA Trindade (NO ORIGINAL INGLÊS, Ellen White usa o termo "Divindade". Isso é irrelevante, levando-se em conta que ela afirma ser Espírito a TERCEIRA PESSOA), o Espírito Santo".

    Ibidem: "Cumpre-nos cooperar com os TRÊS PODERES (não DOIS!) mais altos no Céu - o Pai, o Filho e o Espírito Santo - e esses poderes atuarão por nosso intermédio, fazendo-nos coobreiros de Deus".

    Em breve postarei no blog artigos que mostram MUITOS outros textos em que Ellen White apresenta o Espírito Santo como sendo uma Pessoa Divina.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  36. eu achei alguns textos da Ellen W e postei em outro tópico seu, acho que minhas dúvidas "básicas" em relação a isso estão resolvidas! não tenho a intenção de saber tudo a respeito do Espírito Santo, acho que esse não é meu objetivo de vida não, só queria saber se Ellen W se posicionava a favor da Trindade!!! Obrigado por sua atenção!

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  40. Boa tarde professor,

    meu nome é Gabriel Sanchez, tenho 23 anos e sou da IASD JD. São José de Campinas - SP e tenho algumas dúvidas sobre o Espírito Santo.
    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excepcional trabalho com a TV Novo Tempo e pela sua paciência em responder grandes questões da Bíblia. Você realmente é uma das pessoas que mais admiro no meio intelectual adventista.
    Professor, eu ando pesquisando muito e tenho observado como a questão da Divindade do Espírito Santo tem crescido no meio adventista e cristão, e ao ter contato com muitas informações, surgiram algumas dúvidas à respeito desta questão. Cheguei as seguintes conclusões, e gostaria de saber a sua opinião sobre isso.

    1. Quando Maria, a mãe de Jesus, visitou sua prima Elisabete, a Bíblia diz que a criança no ventre de Elisabete pulou, e “Elisabete ficou cheia de espírito santo”. (Lucas 1:41) É razoável imaginar que uma pessoa fique “cheia” de outra pessoa?

    2. Quando João Batista falou a seus discípulos sobre Jesus como aquele que o iria suceder, João disse: “Eu, da minha parte, batizo-vos com água . . . , mas o que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias. Este vos batizará com espírito santo.” (Mateus 3:11) Dificilmente João estaria dizendo que o espírito santo era uma pessoa quando falou sobre Jesus batizar pessoas com esse espírito.

    3. Quando visitou um oficial do exército romano e sua família, o apóstolo Pedro falou de Jesus como tendo sido ungido por Deus “com espírito santo e poder”. (Atos 10:38) Pouco tempo depois, “caiu o espírito santo sobre” a família desse oficial do exército. O relato diz que muitos ficaram maravilhados “porque a dádiva gratuita do espírito santo estava sendo derramada também sobre pessoas das nações”. (Atos 10:44, 45) Aqui, novamente, os termos usados não se harmonizam com a idéia de o espírito santo ser uma pessoa.

    É comum a Palavra de Deus personificar coisas que não são pessoas. Entre essas estão a sabedoria, o discernimento, o pecado, a morte e a benignidade imerecida. (Provérbios 8:1–9:6; Romanos 5:14, 17, 21; 6:12) O próprio Jesus disse que “a sabedoria é provada justa por todos os seus filhos”, ou por seus bons resultados. (Lucas 7:35) É evidente que a sabedoria não é uma pessoa que tem filhos literais. Da mesma forma, o espírito santo não é uma pessoa só porque em alguns casos ele é personificado.

    Na Bíblia, o espírito santo de Deus é identificado como sendo o poder de Deus em ação. Por isso, uma tradução exata do texto hebraico da Bíblia menciona o espírito de Deus como “a força ativa de Deus”. (Gênesis 1:2) A Bíblia inteira apóia esse conceito de forma bem clara. — Miquéias 3:8; Lucas 1:35; Atos 10:38.

    Ao contrário da crença popular, Deus não está presente em toda a parte ao mesmo tempo. Em vez disso, ele vive no domínio espiritual, num “lugar estabelecido de morada”, ou residência. (1 Reis 8:39; 2 Crônicas 6:39) As Escrituras também fazem referência ao lugar específico onde Deus mora e tem seu “trono”. (1 Reis 22:19; Isaías 6:1; Daniel 7:9; Revelação [Apocalipse] 4:1-3) No entanto, a partir desse “lugar estabelecido de morada”, ele pode usar sua força ativa para alcançar qualquer lugar, tanto no domínio espiritual como no domínio físico. — Salmo 139:7.

    Em 1879, o erudito bíblico Charles L. Ives ilustrou apropriadamente a habilidade de Deus de exercer seu poder a partir de um lugar fixo. Ele escreveu: “Por exemplo, nós dizemos: ‘Abra as venezianas e deixe o sol entrar.’ Não estamos nos referindo ao Sol literal, físico, mas sim aos raios solares, ou seja, aquilo que procede do Sol.” De maneira similar, Deus não precisa ir aos lugares em que pretende usar sua força ativa. Ele simplesmente utiliza seu espírito santo, que pode alcançar as extremidades de sua criação. Encarar o espírito santo pelo que ele é — a poderosa força ativa de Deus — pode lhe dar a confiança que Deus cumprirá suas promessas.

    O que o senhor acha sobre essa pesquisa?


    Desde já agradeço sua atenção. Grande abraço!


    Gabriel Sanchez

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  42. Ao Gabriel Phoenix,

    Não sou especialista na área, mas vou comentar a respeito do que penso sobre alguns de seus comentários, pra tentar lhe ajudar.

    Você disse: "Quando João Batista falou a seus discípulos sobre Jesus como aquele que o iria suceder, João disse: “Eu, da minha parte, batizo-vos com água . . . , mas o que vem depois de mim é mais forte do que eu, não sendo eu nem apto para tirar-lhe as sandálias. Este vos batizará com espírito santo.” (Mateus 3:11) Dificilmente João estaria dizendo que o espírito santo era uma pessoa quando falou sobre Jesus batizar pessoas com esse espírito."

    A respeito disso, eu penso: Se a palavra batismo vem do grego baptize e significa, de forma simples imersão na água, e que ali sepultamos o velho homem e nasce então o novo homem, NOVO NASCIMENTO, entende (Jo. 3:3). Sendo assim, creio que o batismo no Espírito Santo é uma "imersão" no Espírito, onde mergulhados nEle, sepultamos o velho homem, pois somos convecidos do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8); veja também, Jo 3:5. Acho que isso responde também à sua primeira objeção sobre Maria e Isabel, pois o fato que supracitei ocorria mesmo antes de Cristo e até no AT. Lembra de Elias?! E há outros tantos exemplos.

    Quanto a outro trecho de seu comentário: "Ao contrário da crença popular, Deus não está presente em toda a parte ao mesmo tempo. Em vez disso, ele vive no domínio espiritual, num “lugar estabelecido de morada”, ou residência. (1 Reis 8:39; 2 Crônicas 6:39) As Escrituras também fazem referência ao lugar específico onde Deus mora e tem seu “trono”. (1 Reis 22:19; Isaías 6:1; Daniel 7:9; Revelação [Apocalipse] 4:1-3) No entanto, a partir desse “lugar estabelecido de morada”, ele pode usar sua força ativa para alcançar qualquer lugar, tanto no domínio espiritual como no domínio físico. — Salmo 139:7.

    Em 1879, o erudito bíblico Charles L. Ives ilustrou apropriadamente a habilidade de Deus de exercer seu poder a partir de um lugar fixo. Ele escreveu: “Por exemplo, nós dizemos: ‘Abra as venezianas e deixe o sol entrar.’ Não estamos nos referindo ao Sol literal, físico, mas sim aos raios solares, ou seja, aquilo que procede do Sol.” De maneira similar, Deus não precisa ir aos lugares em que pretende usar sua força ativa. Ele simplesmente utiliza seu espírito santo, que pode alcançar as extremidades de sua criação. Encarar o espírito santo pelo que ele é — a poderosa força ativa de Deus — pode lhe dar a confiança que Deus cumprirá suas promessas." A Bíblia diz o seguinte:"Antes em tudo recomendando-nos como ministros de Deus; em muita perseverança [...] NO ESPÍRITO SANTO, no amor não fingido,
    na palavra da verdade, NO PODER DE DEUS..." II Co. 6:4-7. Note que a Bíblia diferencia o Espírito Santo do poder de Deus. E ainda em I Tes. 1:5 há uma clara menção da diferença entre poder (de Deus) e Espírito Santo.

    Amigo, do pouco que pude explorar sobre se comentário, há de se admitir que as dúvidas são "o fermento dos fariseus" e que devemos tomar cuidado para não levedar toda a massa. Deus seja contigo!

    ResponderExcluir
  43. Adoração ao Pai e ao Filho do Éden a Eternidade

    “Adão e Eva estavam encantados com as belezas de seu lar edênico. Eram deleitados com os pequenos cantores em torno deles, os quais usavam sua brilhante e graciosa plumagem, e gorjeavam seu feliz, jubiloso canto. O santo par unia-se a eles e elevava sua voz num harmonioso cântico de amor, LOUVOR E ADORAÇÃO AO PAI E A SEU AMADO FILHO pelos sinais de amor ao seu redor.” História da Redenção, pág. 22

    -Pergunta: Porque o espírito santo não é adorado no Édem ?

    “Os anjos associaram-se a Adão e Eva em santos acordes de harmoniosa música, e como seus cânticos ressoassem cheios de alegria pelo Éden, Satanás ouviu o som de suas melodias de ADORAÇÃO AO PAI E AO FLHO.” História da Redenção, pág. 31

    -Pergunta: Porque o espírito santo não é adorado no Édem ?

    Urso10000gmail.com - entre em contato

    ResponderExcluir
  44. A resposta é simples, Pereira:

    De acordo com João 16:14, no contexto do Grande Conflito entre o bem e o mal, o Espírito Santo EXALTA AO PAI E AO FILHO.

    A função dEle não é aparecer, mas, FAZER O PAI E O FILHO APARECEREM EM CENA.

    Você deveria parar de insistir em negar o Espírito com argumentos tão fracos! Irá me dizer que Ellen White contradiz a Gênesis 1:2 que menciona o Espírito na criação?

    Sim: os antritrinitarianos desinformados (alguns, mal intensionados) dizem que ela não menciona o Espírito na criação e que isso é "prova" de que Ele não é Divino. Tal é um absurdo aceito apenas por quem não excerce o mínimo de exegese de um texto, pois, ela não contradiria a Bíblia. EGW apenas menciona o Pai e o Filho na Criação por que naquele tipo de contexto que ela abordou a Divindade - no conflito com Lúcifer - os personagens mais diretamente envolvidos naquilo foram as duas Pessoas da Divindade.

    Já a Bíblia menciona os Três por que o CONTEXTO e PROPÓSITO do texto é outro: não é mostrar o conflito entre o Pai, o Filho e Lúcifer e sim a Criação. Sendo que a Bíblia menciona o Espírito, prefiro acreditar nela do que nos hereges que tentam negar a Divindade dEle!

    PORTANTO, O ESPÍRITO NÃO É MENCIONADO EM ALGUNS MOMENTOS POR QUE EM CERTOS CONTEXTOS E SITUAÇÕES NO GRANDE CONFLITO, O PAI E O FILHO SÃO OS PERSONAGENS CENTRAIS. ELE ESTÁ ATUANDO PARA QUE ELES DOIS APAREÇAM. NADA MAIS.

    Se o Espírito não é uma Pessoa, como Pereira explica o batismo em nome da Trindade? É possível que ele questione a Cristo (veja que audácia) e diga que o Salvador "errou" e que os apóstolos "acertaram" em batizar apenas em nome dele (AT 2:37, 38)...

    Deixando de lado a afirmação absurda de que Mt 28:19 não está no original, o texto claramente mostra três Pessoas presentes no Batismo - e estiveram presentes no meu e no batismo de outros irmãos sinceros, graças a Deus!

    PERGUNTA: Se o Espírito não é uma pessoa Divina, por que Ellen White menciona Mt 28:19 cerca de 160 vezes? Lembre o leitor que a construção grega do texto IGUALA AS TRÊS PESSOAS DIVINAS!

    Definitivamente: os argumentos usados pelos antitrinitarianos são simplistas demais!

    Finalizo com uma dica aos internautas: não percam tempo em manter contato com um dissidentes que usa argumentos tão fracos, e que se preocupa mais em pregar contra a Trindade do que em converter pessoas para Cristo. A obra dele não é de Deus.

    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  48. O fato de alguns versos atribuírem ao “espírito” adjetivos e ações típicas de um ser pessoal não significa que o
    “espírito” seja um ser pessoal da mesma forma que o Pai e o Filho. O “espírito” do homem também tem ações
    pessoais e isso o torna uma Pessoa? Claro que NÃO! Vejamos alguns exemplos:
    a) Espírito de Faraó - Foi Perturbado (Gênesis 41:8)
    b) Espírito de Ciro - Foi Despertado (Esdras 1:1)
    c) Espírito de Jó - Sorve (Suga) o Veneno (Jó 6:4)
    d) Espírito de Zofar - Responde por Zofar (Jó 20:3)
    e) Espírito de Asafe - Desfalece (Salmo 77:3)
    f) Espírito de Davi - Desfalece (Salmo 143:7)
    g) Espírito de Isaías - Buscou a Deus (Isaías 26:9)
    h) Espírito de Ezequiel - Excitou-se (Ezequiel 3:14)
    i) Espírito de Nabucodonosor - Perturbou-se (Daniel 2:1-3)
    j) Espírito de Paulo - Revoltou-se (Atos 17:16)
    k) Espírito de Paulo - Ora e Canta (I Coríntios 14:14 e 15)
    l) Espírito de Paulo - Recreou-se (I Coríntios 16:18)
    m) Espírito de Tito - Recreou-se (II Coríntios 7:13)
    NOTA: Como vimos na lição 10, a palavra traduzida para “espírito” no Antigo Testamento é “ruach” e no Novo
    Testamento é “pneuma”. Os escritores bíblicos escreveram “ruach” de Davi, “ruach” de Deus, “pneuma” de Paulo,
    “pneuma” de Cristo, “pneuma” de Deus, “pneuma” Santo, etc. Em nenhum momento, os escritores bíblicos,
    queriam dizer que o “ruach” (espírito) de Davi ou o “pneuma” (espírito) de Paulo era outra pessoa.
    Quando o salmista diz que o seu espírito estava amargurado, na realidade quem estava amargurado era o próprio
    salmista. Quando Paulo diz que o Espírito dele revoltou-se em Atenas, na verdade foi Paulo que se revoltou!
    Da mesma forma o Espírito de Deus. Quando a Bíblia diz que o Espírito de Deus se entristece ou fala, é o próprio
    Deus quem se entristece e fala. Quando alguém mente para o Espírito de Deus, na verdade mentiram para o
    próprio Deus e não para uma 3ª Pessoa. Vejamos:
    10) Ananias mentiu a Quem?
    “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração para que mentisses ao Espírito Santo,
    retendo parte da propriedade? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” – Atos 5:3-4
    CONCLUSÃO: As ações pessoais do Espírito de Deus e/ou do Espírito de Cristo, na verdade são ações do
    próprio Deus e/ou do próprio Cristo e não de uma 3ª Pessoa. As ações pessoais do Espírito, na verdade são
    ações do possuidor do Espírito!

    baixar estudo sobre o assunto

    http://www.4shared.com/document/be2w5_h6/ESTUDO_BIBLICO_SOBRE_A_TRINDAD.html

    ResponderExcluir